SEGURANÇA NA INTERNET
Vamos abordar uma dimensão de risco bastante comentada entre os usuários de computador – OS VÍRUS. Você sabe o que é um vírus de computador?
Todas as atividades que realizamos em um computador dependem de um programa. O editor de textos, por exemplo, é um programa que transforma o computador em uma poderosa máquina de escrever. Programas de correio eletrônico fazem com que o computador seja capaz de enviar e receber mensagens, usando a Internet.
Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar e facilitar o uso do computador, eles atrapalham – e muito!!!
Em diversos aspectos, um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam o funcionamento das máquinas.
O computador pode pegar um vírus quando você faz download ; de um arquivo infectado da Internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memorycard ou pen drive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele. Outra possibilidade é que o vírus espere uma data para iniciar sua atividade, e aí destruir as informações que você tem no computador.
Cabe aqui tranquiliza-lo(a), dizendo que o sistema operacional Linux é muito seguro. Ainda assim, você pode ter arquivos infectados que irão se manifestar, caso sejam utilizados em outros computadores com sistemas operacionais como o Windows, que são mais vulneráveis. Desta forma, é importante que você também saiba se proteger dos vírus!
Como as vacinas que nos protegem contra vírus biológicos, os programas antivírus protegem os computadores da ação de vírus, e demais programas maliciosos conhecidos e até de alguns desconhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário